Os temporais que vêm caindo neste início de junho já fizeram a capital paulista ultrapassar a média histórica de chuva do mês. No sábado (4) a chuva foi persistente e caiu forte por diversas vezes. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), registrou 73,4 mm no período de 24 horas, entre às 9 horas do sábado e às 9 horas deste domingo (5), na estação convencional do Mirante de Santana, zona norte da cidade.

Com esse volume elevado, o total de chuva desde o início do mês já chega a 119,8 mm . A média climatológica de junho na capital paulista é de 55,7 mm. Ou seja, o total já atinge mais que o dobro da média de chuva de junho, sendo que em apenas um único dia choveu o normal para o mês todo.

O interior paulista também já teve grandes volumes de chuva neste fim de semana. Estações automáticas do INMET registraram 48 mm de chuva em Taubaté, 67 mm em São Luis do Paraitinga e 58 mm em Campos do Jordão. No caso de , a média histórica de junho é de 49,9 mm e a cidade serrana também já ultrapassou a normal do mês.

Até a terça-feira (7) o tempo vai continuar bastante instável em todo o Estado de São Paulo. Uma nova frente fria chega ao Sudeste e vai reforçar as nuvens carregadas que já estão sobre a região. A alerta para mais temporais entre este domingo e a terça-feira.