O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, acompanha, nesta sexta-feira (19), a partir das 9h, a operação de segurança do Mundial de Saltos Ornamentais, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. A Força Nacional está atuando no campeonato - o primeiro dos três principais eventos-teste para os Jogos Rio 2016.

No acesso ao Parque Aquático Maria Lenk, Cardozo participará do procedimento de revista com detectores de metal e depois irá inspecionar os principais pontos de segurança no interior do espaço. A Força Nacional desenvolve ações de segurança interna, do público e dos locais de competição, cercamento. A segurança pelo transporte de delegações fica a cargo da Força Nacional e o autoridades ficará por conta da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Além dos 280 profissionais da Força Nacional escalados para o Mundial de Saltos Ornamentais - com o auxílio de veículos e aeronave), o Departamento Penitenciário Nacional darão apoio no evento-teste com 20 agentes nas atividades de vistoria com detectores de metais e no acesso à arena. Ao todo, a Força Nacional deverá empregar 9,6 mil profissionais nos Jogos Rio 2016.Após acompanhar o trabalho no Parque Aquático, Cardozo também irá conhecer o Centro Integrado de Comando e Controle Setorial, coordenado pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE) - em parceria com outros órgãos federais, estaduais e municipais - instalado a 100 metros do local, no edifício HSBC, onde será concedida entrevista coletiva, por volta das 10h.

A SESGE é responsável pela coordenação de segurança integrada tanto do evento teste quanto dos Jogos Rio 2016.Cardozo será acompanhado pela secretária nacional de Segurança Pública, Regina De Luca Miki, e o secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Andrei Rodrigues.Também participam da comitiva a diretora-geral da Polícia Rodoviária Federal, Maria Alice Nascimento, o diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional, Renato de Vitto, e o diretor executivo do Departamento da Polícia Federal, Rogério Galloro.