Nos últimos dias 09 e 10 de maio, o ILANUD/ONU realizou, na cidade do Rio de Janeiro, encontro do Coplad que vai municiar o temário do 14º Congresso da ONU sobre Prevenção do Crime e Justiça Criminal, que acontecerá em Tóquio (Japão), em 2020.

O evento contou com a presença da Ministra Cármen Lúcia, além do Juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA, Eugenio Raúl Zaffaroni.

Referência em Direitos Humanos, Elias Carranza, Diretor Geral do instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Crime e Tratamento do Delinquente (Ilanud), também esteve presente. Desde 1975, Carranza está à frente do Ilanud, mantendo acordos de cooperação com cerca de vinte países, projetos de apoio às redes regionais do sistema de justiça da
América Latina.

Para tratar da questão do terrorismo, David Scharia, Representante da Secretaria Geral da ONU e Coordenador do Programa Justiça Criminal, Segurança e Ações contra o Terrorismo do Conselho de Segurança da ONU, fez palestra sobre o tema “ Promoção da Segurança e os Objetivo de Desenvolvimento Sustentável do Milênio”.

O Relator Geral do Coplad, Dr. Douglas Duran Chavarria, apresentou estudos com alternativas de temáticas para escolha da Assembleia e, no encerramento do evento, o prof. Edmundo Oliveira, Coordenador-geral do Coplad , explicou o Cronograma da Agenda.